Etiquetas

A comédia “Der Besuch der alten Dame ( A Visita da Velha Dama), primeiramente executada em 1956, tornou a peça de teatro homónima de Friedrich Dürrenmatt famosa mundialmente, principalmente depois da versão cinematográfica de 1963, protagonizada por Ingrid Bergman. Gottfrid von Einem viu a peça pouco depois da sua estreia e considerou-a como base da sua ópera. Contudo, demoraria cerca de 10 anos, até o compositor começar a trabalhar na obra operática.

Quando Dürrenmatt tomou conhecimento do plano do compositor e procurando apreender o estilo de composição de Von Einem, rapidamente concordou com a adaptação da sua peça teatral, criando ele próprio, o libreto. A estreia de grande sucesso decorreu a 23 de Maio de 1971, na Ópera Estaal de Viena. A parábola de Dürrenmatt sobre a amoralidade de uma comunidade de classe média aparentemente decente, respeitável mas secretamente parasitária de dinheiro e egocêntrica, é tão actual como quando foi escrita. O retrato intenso da composição musical, principalmente da atmosfera homicida que rapidamente descende à volta da vítima de Claire, Ill o lojeiro; o uso evocativo das cores orquestrais e não menos a parte de Claire Zachanassian, a “tour de force” para mezzo-soprano, tornou a ópera num dos sucessos mais duradouros de Von Einem.

Como jovem mulher, Claire Zachanassian ficou grávida e então abandonada por Ill, o lojeiro, na sua casa na cidade de Güllen. Ela foi conduzida até fora da pequena cidade por habitantes moralistas, que a humilham e a etiquetam como rameira. Muitos anos depois, os seus inúmeros casamentos deixaram-na incrivelmente abastada, quando regressa à cidade Güllen, que agora é terrivelmente decrépita e empobrecida. Ela traz consigo um caixão: ela planeia arrastar para a morte por vingança o homem que a seduziu de maneira tão fria. Decide oferecer à cidade um bilião para quem trouxer Ill, morto. Depois do choque inicial, a ganância pelo dinheiro prevalece eo plano cínico funciona. Ill é capturado pelos habitantes e morto, e recebem o bilião. Clarie parte novamente com o corpo no caixão como troféu de caça.”

Anúncios